domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ser um Servo


"Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." Jo 13: 12-15


O que seria servir pra você? (Pense antes de continuar a leitura)  Eu penso como sendo atitudes em que nós oferecemos o nosso melhor ao próximo sem pensar em retorno, e se doar descansando no anonimato. Ter humildade e sensibilidade para perceber a necessidade do próximo!
E porque devemos servir? Não somos discípulos de Cristo? “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Mc 10.45 (Discípulo: pessoa que segue os ensinamentos de um Mestre, para nós - Jesus)

Servimos porque Jesus nos ensina e quer que exerçamos a caridade, o serviço. “Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus.” II Co 4.5 Esse amor por servir deve ser natural e espontânea da nossa parte! E quando servimos não podemos deixar os nossos sentimentos, as nossas vontades falarem mais alto. A humildade no servir é essencial, é fazer das necessidades do próximo as suas!
            O servo tem que ser sincero em suas atitudes, não pode haver segundas intenções. O serviço não pode ser uma forma de manipular, de barganhar outro bem como agradecimento. A visão de Jesus com esse ensinamento era que nós aprendêssemos a viver em comunidade e unidade, uma forma social e comum de viver, compartilhando e recebendo a Graça do Pai!
Quando obedecemos a esse ensinamento de Cristo com alegria, sinceridade, humildade somos recompensados pelo próprio Pai como galardão  nos céu e não com coisas fúteis, palpáveis e matérias da terra!
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros”. Gl 5.13-15 Preste atenção no negritado!! Tem verdade quando se pensa que estamos devorando e destruindo nossos próximos hoje? Com o nosso egoísmo, individualismo inflamado pelo consumismo, onde observamos as nossas necessidades e os demais que se virem...
            Lembre-se que o serviço tem que ser por amor. Quando dizemos que amamos o próximo o servir tem que ser natural...

Servir é buscar se parecer com Cristo! 1Pe 1.13-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário